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Diferença entre PBT e CMT

Ao considerar os componentes necessários para o transporte trailers e reboques, é necessário considerar o peso que será trabalhado nessas peças (engates, travas de engate, acionadores de freio etc).

Para tanto é essencial compreender a diferença entre PBT (o Peso Bruto Total) e CMT (capacidade máxima de tração), do veículo.

O PBT corresponde ao peso do veículo, que poderíamos chamar de tara, somado a sua capacidade de carga e lotação, mais seu(s) semi-reboque(s) ou reboque(s). Vale ressaltar aqui também, a diferença de como é definida a lotação em veículos com diferentes finalidades. Por exemplo, em veículos de carga (um furgão) a lotação é dada em peso e em veículos de passageiros (uma van) a lotação é em pessoas.

Já a CMT corresponde a quanto o automóvel é capaz de tracionar, sendo empurrando ou puxando, incluindo aqui o PBT do veículo trator e, caso haja, do veículo rebocado (trailers, carretinhas, etc).

Essas definições são importantes, para que os limites técnicos dos veículos, componentes do engate e reboques sejam respeitados, promovendo a segurança durante o tráfego.

No site da ANFATRE - [link na bio do perfil] - você pode conferir dicas importantes além da lista de fabricantes (de reboques, trailers e peças) associados, que oferecem, além das certificações, a garantia de fabricação utilizando componentes de qualidade.

Se você é fabricante e deseja fazer parte da Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers, Reboques e Engates, envie um e-mail para contato@anfatre.org.br ou deixe seu e-mail nos comentários que enviaremos nossa proposta de adesão.

Venha fazer parte da nossa busca pelo desenvolvimento de um mercado regulamentado, aumentando a segurança nas estradas, e elevando o nível técnico e moral do segmento.


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